A vida de fotógrafo do Cesinha

Sempre digo que o Twitter é a melhor rede. É la que acontecem as melhores tretas e também as melhores brincadeiras.

A brincadeira da vez é a thread de 1 like / 1 curiosidade e o fotógrafo @cesinha mandou logo 25 sobre a sua vida de fotógrafo.

1 – Não existe uma fórmula de sucesso, cada caso é um caso e nem sempre (quase nunca) o que funcionou pra um vai funcionar pra outro. Isso se chama vida e cada um tem a sua… não é pq a profissão é a mesma que o caminho será o mesmo.

2 – A fotografia nunca foi algo que planejei pra minha vida. Ela era algo que eu gostava desde criança por influência do meu pai. Anos depois virou meu hobby. Estudei o hobby. Depois, em uma época onde estava sem trabalho, resolvi transformar o hobby em prioridade.

3 – Nunca foi fácil e não foi do dia pra noite que cheguei em algum lugar. Ninguém estendeu a mão e disse “vem comigo que vai dar tudo certo”. Não espere isso acontecer pra você também… corra com suas próprias pernas.

4 – Já trabalhei em agência de modelo fazendo 7 books por dia, já fotografei muito evento social, casamento e até batizado… mas paralelo a isso, sempre fotografei bandas – mesmo nunca ganhando absolutamente nada por isso.

5 – A primeira banda que me deu uma luz sobre que caminho seguir foi o Los Hermanos em 2003. Fiz umas fotos de um show de lançamento do Ventura em Caçapava/SP com uma cybershot p52 emprestada e eles gostaram e postaram no site deles todas elas.

6 – Nunca vai ser o equipamento que vai te levar a algum lugar… você sempre vai ser mais importante que ele, S E M P R E!

7 – Entre nessa vida por amor e não em busca de glamour, fama ou likes e seguidores no instagram. Isso nunca vai ser suficiente pra você se sustentar (sustentar não no quesito dinheiro, mas no quesito de estar feliz consigo mesmo).

8 – Tirar foto é um ato muito maior do que apenas fazer umas contas e apertar botão. Se vc ñ se conectar com o q vc quer retratar/passar, sua foto vai ser apenas + uma foto. Ensinar isso é difícil, quase impossível, pra isso vc precisa se conhecer e ser verdadeiro consigo mesmo.

9 – Sempre vão subestimar sua profissão. Muitas vezes na vida ouvi “você só tira foto?”

10 – Sim, dá pra viver disso sim… vivo somente disso faz 14 anos e não to devendo nada pra ninguém. Tenho todas as contas em dia, dois gatos pra sustentar (haha) e um nível de vida legal, não posso reclamar de nada

11 – A sorte não existe. Existe competência e saber se posicionar. Tem momentos que você precisa fazer umas decisões cruciais e isso pode mudar todo o rumo.

12 – Ser um fotógrafo freelancer exige você se planejar financeiramente. Não adianta gastar tudo que ganha pq você nunca sabe se vai ter trampo amanhã. Guarde dinheiro, invista, seja seu próprio investidor. Com dinheiro guardado, você se mantém calmo e escolhe os trampos certos.

13 – Quanto mais você se destaca, mais ódio gratuito você recebe também. Esse meio é cheio de EGO e é difícil lutar contra isso. Aperte o foda-se e continue escutando sua intuição… deixa que falem o que quiserem, tente não se abalar.

14 – Se vc cobra um valor X e por algum motivo aceitou um cachê 2 ou 3 vezes menor… esqueça, essa pessoa que te contratou NUNCA MAIS irá pagar seu cachê original. Portanto, não faça isso… evite ao máximo se rebaixar, isso ñ tem volta (nem se ele prometer que é só aquela vez).

15 – Inevitavelmente uma vez ou outra alguém vai te dar um calote… mesmo que seja uma pessoa conhecida.

16 – Parceria de divulgação é uma faca de dois gumes. Não caia muito nessa… só se você quiser MUITO haha (mas esteja avisado).

17 – Não vire refém de presets… isso ñ vai te levar a lugar algum, muito pelo contrário, vai te deixar burro e com uma caralhada de foto passando a mesma mensagem (mesmo q elas originalmente ñ tenham aquela mensagem). Trate cada foto individualmente, elas merecem isso!

18 – Há muita diferença entre ser um fotógrafo e um foto-designer. Saiba que um se vira tranquilamente num JPG e o outro precisa de horas de edição com um material em RAW 😂

19 – CURIOSIDADE: em mais de 10 anos fotografando os show do NX Zero , eu nunca fotografei um show em RAW. Sempre fiz tudo em JPG

20 – Equipamento bom todo mundo gosta, mas cuidado pra não investir demais e usar de menos. Saiba dar um passo conforme o tamanho da sua perna. Prefira sempre investir em lentes do que em corpos.

21 – Trabalhar na estrada, viajando com bandas, é aquele trabalho que vc mais espera do que qualquer outra coisa. Desgasta e cansa bastante. Sua função? Transformar aqueles palcos bosta em um puta show. Nem sempre as condições são propícias, tem que se virar.

22 – Todo mundo sempre acha que você tá se divertindo e ou a passeio, mas que nunca de fato está trabalhando.

23 – Trabalhando com banda durante todos esses anos, você fica responsável sim pela imagem da banda. Sim, é muita responsa e vai muito do seu senso estético pra nada ficar estranho: capas, clipes, fotos divulgação, fotos de show e tudo mais.

24 – Se alguém te contou que viver tirando foto era fácil, mentiram. Exige bastante e você tem que se reinventar sempre que necessário.

25 – Você até pode ser autodidata, mas estudar fotografia é necessário pra evoluir. Se não dominar razoavelmente a técnica, vai se bater muito mais pra fazer algumas fotos. Entender os princípios faz você pular várias casas.

Você pode ler a thread original no twitter clicando aqui.