The Chun Kids na Mooca [Making of]

A Canon convidou a amiga e diretora de fotografia Amanda Louzada para testar a SL2, a câmera nova da marca, criando um video sobre o bairro da Mooca. E para minha alegria, fui chamado para montar o video principal e ainda dirigir o making of.

 

Ideia

O plano era mostrar a Mooca através do olhar da Amandinha e utilizar a nova câmera da Canon e seus recursos como foco automático, lcd articulável e 1080p em 60fps para o efeito de câmera lenta. Um outro quesito importante é ter uma produção bem enxuta para que o equipamento testado e o olhar fossem os protagonistas do video.

Com essa premissa, a escolha foi por trazer um clima italiano, cômico e com fotografia extremamente simétrica. Uma das principais referências do trabalho da Amandinha é o diretor Wes Anderson e seus enquadramentos alinhadíssimos como no filme O Grande Hotel Budapeste. Outra ideia era de mostrar o bairro sem ser clichê e óbvio como videos normais de turismo. Explorar o bairro nos detalhes seria o grande diferencial.

 

As locações foram escolhidas com o máximo de cuidado para que fossem visualmente simétricas e com cores sólidas. A composição fica muito mais interessante se todos os elementos fizerem sentido uns com os outros.

Fotografia e Equipamento

Seguindo a premissa da produção simples e da fotografia simétrica, a Amandinha optou por trabalhar com a luz natural e um rebatedor. Para sorte nossa, a maior parte do tempo tivemos o dia nublado que foi excelente para uma luz bem difusa e macia. A cena do restaurante foi a única com luz artificial e foi utilizado 1 octa de 70cm com uma lâmpada, 2 leds yongnuo 360  e 1 painel de led 40×40.

A câmera foi a SL2 da Canon, as lentes foram 18-55 do kit, 24-70 L 2.8 e 70-200 L 2.8. O perfil de cor foi o neutro para as cores não ficarem muito saturadas.

O enquadramento simétrico com as linhas do horizonte como guia foi o diferencial de toda a fotografia.

Montagem e Cor

A orientação que recebi da Amandinha foi de organizar as cenas de forma aleatória, mas respeitando algum tipo de fio condutor que fizesse sentido. Optamos por criar pequenas cenas que se uniam por algum movimento que criasse uma percepção de trajetória dos personagens.

Uma das minhas características como montador é a fluidez das imagens em relação a música. Procuro sempre usar os movimentos das cenas como uma representação gráfica do que está acontecendo na música e não apenas sincronizar com a batida.

Usei o Premiere para a montagem e a cor fizemos no Lumetri. O plano era deixar o mínimo possível para a pós e a fotografia já veio praticamente toda pronta da câmera. Fizemos apenas ajustes mínimos de exposição, temperatura e contraste.

 

 

The Chun Kids

E não podia deixar de citar o incrível grupo coreano / brasileiro de irmãos que fizeram as coreografias e atuaram incrivelmente bem.

 

Making of

O desafio do making of era usar a mesma câmera do video principal e uma linguagem parecida. Vocês podem perceber que fiz diversos enquadramentos simétricos e busquei muita referência nos filmes do Wes Anderson para alguns movimentos. Geralmente os videos de making of seguem a mesma linguagem documental e fazer essa mistura foi um ótimo desafio.

O video completo está na página oficial do projeto Descubra a Mooca.

Ficha Técnica

Direção e Fotografia: Amanda Louzada
Assistente de Câmera: Patrick Paes, Rodrigo Dolores, Caike Maciel
Gaffer: Denner Clemente
Figurino: Arissa Oda Baeza
Produção de Locação: Guta Bodick
Produção: Isabella Bassi
Edição: Lucas Motta
Color: Amanda Louzada e Lucas Motta
Finalização: Lucas Motta
Trilha: Ale Souza e Fabio Ribeiro
Making of: Lucas Motta